quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sucesso garantido para seus negócios!

VALE A PENA LER,PLANEJAR E VIVER O SUCESSO.(J.Américo)

Sucesso garantido para seus negócios!

Existem inúmeras promessas de sucesso, tanto para profissionais, quanto para negócios.

E você, acredita em fórmulas infalíveis?

No campo das franquias, seguindo o rastro dos meus últimos posts, os profissionais tendem a ir pelo caminho do seguro (realmente tem uma certa base já que são modelos de negócios já testados), mas, por outro lado, a mesma empresa aberta em outra cidade, com outro clima, outros consumidores, outros funcionários, outros tempos, pode não ter os mesmos resultados. Como mensurar o imponderável?

Um dia, recebi, com certo espanto, os argumentos de um investidor que estava a procura de negócios com uma tecnologia tão única e inovadora, que por si só, fosse empecilho que impedissem a aproximação de concorrentes.

Bom, agora vou explicar o porquê de meu espanto.

Para mim, essa busca, não deixa de conter uma boa dose de ingenuidade já que tem como base criar uma pseudo segurança em algo que é totalmente fugaz, ou seja, a tecnologia.

Não há, por mais inovadora que seja, uma tecnologia que permaneça inabalável por mais de 1 ano, se não reciclada e atualizada. E, ainda que seja, rapidamente surgirá, em alguma parte do mundo, alguém que aperfeiçoou e barateou o seu modelo.

Veja o caso do iPhone. Quantos modelos similares existem no mercado atualmente?

E o iPad? Produto totalmente inovador, que virou febre e revolucionou o mercado… no entanto, concorrentes já oferecem suas versões e a própria Apple lança a segunda versão. Outro fato inusitado é, na semana de lançamento do iPad2, quando as lojas esgotavam seus estoques com o produto, o valor das ações da Apple caiam… você previa isso? Como explicar? Como prever o inexorável?

Acha que o Google é seguro? Nem todos que estão lá dentro têm essa segurança, por isso se preocupam em inovar constantemente… e o Facebook? Eu não apostaria tanto nele, ainda que te espante, eu não o faria baseado em seu modelo de negócios atual.

Nós temos a tendência de caminhar nas pegadas de passos que já foram dados. Quando se trata de investimentos, este conservadorismo é ainda mais evidente, por isso, algo que seja único, passa a sensação de segurança, de posse, permanência, rentável longevidade, esquecendo-se de analisar que nada, por si só, é tão valioso. O que realmente importa é a soma de inúmeras características, o conjunto da obra, o coletivo de fatores individuais.

É muito difícil enxergar novos modelos de negócios quando ainda estão baseados nos modelos passados e no que foi seguro. A questão é, o mundo está se reinventando e o que valia antes, hoje, pode ser totalmente superficial e frágil e amanhã ser apenas história.

Por isso, como um profissional que viu e vê de perto a ascensão e queda de diversas empresas, te digo, invista no conjunto, fortaleça a soma, amplie os diferenciais.

Uma empresa que tem, apenas, tecnologia inovadora não vai longe se não souber como lidar com seus funcionários, investidores, mercado, consumidores, etc.

Por outro lado, a que for mais fortalecida em todos os fatores e não se destacar muito em apenas um, tem mais chance de sucesso.

A solidez de sua empresa está na fórmula de um produto diferenciado, ou mesmo, na venda do mesmo produto, com aspectos inovadores e, ainda, através da rede de fornecedores, parceiros, clientes, que podem encontrar, apenas em seu negócio, a necessidade que têm.

Fazer refrigerante não é nada inovador, mas quanto vale a marca Coca-Cola?

Se a sua empresa, até agora, não oferece benefícios que os consumidores julguem ter grandes apelos, ainda que implícitos, faça um diagnóstico do teu projeto, desenvolva um novo modelo de negócio e caminhe para conquistar territórios. Se uma empresa é sempre limitada, invariavelmente, em breve será terminal.

Crie, na soma de virtudes do seu modelo de negócio, aspectos que, somados, possam ir além da tecnologia, que é efêmera e cada vez mais passageira.

Solidifique o conjunto da estrutura e perceba que empresas são um conjunto de peças, que quando uma falha, o todo é afetado.

Construa equipes fortes, “ligadas”, solucione carências do mercado e esteja posicionado onde o consumidor quer, no momento que precisar.

Antecipe tendências… lance tendências… aperfeiçoe práticas, reinvente o óbvio e fortaleça o que é fraco.

Negócios de sucesso são, simplesmente, os que podem oferecer, com algo a mais, o que o consumidor busca.

Se quiser crescer e solidificar seu negócio, entre em contato comigo e vamos desenvolver um plano específico para o seu projeto.

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