segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Nordeste em Ritmo de Micareta;Oportunidades que Geram Riqueza


Brasil e a crise 10: a revolução nordestina

Coluna Econômica - 28/11/2011 - Luiz Nassif

A evolução da economia mundial e brasileira abre um mar de oportunidades para uma das regiões historicamente mais estagnadas do país: o nordeste.
Como lembra José Sydrão de Alencar Jr, diretor de Gestão e Desenvolvimento do Banco do Nordeste, até 1760, antes da transferência da capital para o Rio de Janeiro, havia duas colônias portuguesas no país: Grão Pará (Maranhão) e a colônia do Brasil.
Nos primeiros anos de colonização a do nordeste era a mais rica. A descoberta das minas em Minas Gerais e a mudança da capital para o Rio mudou o eixo.
***
Hoje o Nordeste pode desempenhar papel central na geopolítica internacional do país. A África é a nova fronteira agrícola da humanidade. O NE é porta de saída para África, Estados Unidos e Europa.
O aprofundamento do Canal do Panamá – para nacional de 120 mil toneladas – deve mudar o curso da navegação mundial e brasileira. Nos próximos 10 ou 15 anos, provavelmente a rota de Santos será substituída, em parte, por portos mais no norte e nordeste, como Itaqui, Suape e Pecém, principalmente devido à saturação dos portos do sudeste.
***
Por outro lado, o nordeste representa de ¼ a 1/5 do consumo nacional, atraindo novas plantas industriais do sudeste. Nos últimos anos, 12 milhões de pessoas migraram da classe C para a classe B. Apenas o programa de microcrédito do Banco do Nordeste atende a 1,5 milhão de clientes.
Por exemplo, a Zona da Mata de Pernambuco será radicalmente modificada pelo porto de Suape e pela ida da Fiat.
Uma série de programas e leis deverão ter impacto sobre a região, especialmente a Lei de Resíduos Sólidos. Hoje em dia 85% dos pequenos e médios centros não têm o devido tratamento de resíduos. A Lei representará um enorme volume de investimentos.
Há um conjunto de desafios a serem superados. Para o semiárido, uma política ambiental que reverta a degradação da caatinga.
Há polos que dependem basicamente da lenha, como o gesseiro de Araripirina. Com a entrada do gás na região, como fazer? Tão cedo a lenha não sairá da matriz energética da região. Mas como proceder à transição?
***
Hoje em dia, na região, existem seis centros médios crescendo bem acima da média nacional. Caicó, no Rio Grande do Norte, tornou-se o maior fornecedor nacional de chapéus e bonés. Há polos têxteis em Caicó, São José dos Pirães, indústria de ourivesaria em Juazeiro do Norte, produção de mel em Picos,
***
Há pelo menos R$ 160 bilhões de investimentos federais em projetos estruturantes, como a Transnordestina, a Duplicação da BR 101, a integração das bacias do São Francisco, a siderurgia no Ceará e Maranhão, estaleiros, Zonas de Processamento de Exportação, refinarias em Pernambuco, Ceará e Maranhão, polo petroquímico de Pernambuco, além das obras da Copa do Mundo e do pré-sal.
***
O grande desafio nordestino, no entanto, será o da criação de redes de apoio ao micro empreendedorismo da região e à organização das chamadas indústrias criativas – artesanato, manufaturas, música, festas populares.
Será a possibilidade de criar um novo modelo diferente do sudeste – que se baseou em grandes empresas liderando cadeias produtivas setoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui,por favor!
Desde já, obrigado em ajudar a construir uma rede de boas inspirações.