quinta-feira, 1 de dezembro de 2011


Posted: 30 Nov 2011 09:12 AM PST
A maioria dos sites e blogs não ganha mais audiência porque carece de uma estratégia de conteúdo que sirva para direcionar as ações do dia-a-dia do gestor do site. Ao viver um hype de cada vez, é fácil esquecer de olhar para trás e saber o que dá certo e o que não funciona tão bem quanto gostaríamos. Neste artigo vamos tratar sobre como re-otimizar conteúdo e atingir o Nirvana: o tão falado “conteúdo de qualidade”.
Com as questões do Panda cada vez mais em foco, é urgente ter conteúdo de qualidade, e acima de tudo otimizado de acordo com as diretrizes da Google, de forma a conseguir os melhores resultados possíveis no que diz respeito ao SEO e também ao tráfego orgânico. Conteúdo de qualidade fica, geralmente, melhor posicionado nos resultados orgânicos do Google.

1. PENSE O CONTEÚDO COMO UM TODO

Esta primeira dica foi retirada diretamente da palestra Planejamento de Conteúdo para SEO do UaiSEO 2011. Foi um dos slides mais twittados e parece que ajudou bastante gente a ver seu próprio site de forma diferente. Pense o conteúdo como um todo, como capítulos de um livro, não como artigos soltos reunidos numa revista.
Quando o conteúdo é planejado a médio e longo prazo, o autor tem uma visão clara sobre onde quer chegar, como quer ser visto e que público pretende atingir com seu conteúdo. Desta forma, cada nova “peça” de conteúdo se encaixa dentro de um contexto amplo e estrutura, complementando e interagindo com outras partes do conteúdo do site, o que permite reter mais visitantes, receber mais recomendações e melhorar a linkagem interna.
Isso tem impacto positivo na experiência do usuário e claro, no SEO. Uma coisa leva à outra naturalmente, criando um contexto para o usuário, que passa a ler o site regularmente.

2. “O QUE NÃO SE MEDE, NÃO SE GERENCIA”

A velha máxima da administração de empresas se encaixa perfeitamente no ambiente digital. Antes de inserir o primeiro texto no site, o autor deve se preocupar em instalar uma ferramenta de mensuração de visitas e se certificar de que ela esteja medindo cada ação do site. Estes dados serão valiosos para embasar as futuras tomadas de decisão sobre conteúdo, estratégias e táticas a serem utilizadas. A ferramenta mais popular do mundo para esta tarefa atualmente é o Google Analytics, mas há boas alternativas para quem não quer ficar amarrado somente a ferramentas do Google.
Quando você mede seu tráfego, consegue saber:
  • quais são as páginas com maior volume de acessos
  • quais são as categorias mais visitadas
  • os assuntos mais comentados
  • os tópicos mais populares
  • as páginas mais visitadas
  • aquelas com maior tempo de permanência
  • com maior índice de rejeição
Estes dados serão fundamentais ao longo do tempo para saber em quais assuntos pode-se estabelecer autoridade e ganhar relevância. Autoridade e relevância serão chaves para mais audiência, o resto você já sabe…
SEO

3. UTILIZE A REGRA DE PARETO

A Regra de Pareto ou Princípio de Pareto é resultado de um estudo feito por Vilfredo Pareto no século XIX, quando descobriu que 20% das famílias italianas detinham 80% da riqueza na nação.
Este princípio é aplicado atualmente em diversas áreas e cabe em quase todas as atividades humanas: 20% do seu tempo no trabalho gera 80% da sua renda, 20% dos exercícios queimam 80% das calorias e também provavelmente 20% do conteúdo de um site gera 80% das visitas.
Sabendo disso, é bem menos difícil entender o que funciona e o que gera tráfego e se concentrar nisso para re-otimizar a gerar resultados ainda melhores.
A dica básica é: faça mais conteúdo alinhado com aquilo que já funcionou, depois gere links entre estes conteúdos. É natural que as pessoas se interessem por temas similares e estes links são autênticos.

4. RE-OTIMIZE CONTEÚDO EXCLUSIVO

Depois de definir seu plano inicial e medir tudo que puder, é hora de priorizar o que re-otimizar. Conteúdos sobre os quais se tem exclusividade, por exemplo, são os primeiros candidatos a uma revisão.
Usar tags mais relevantes, fazer Link Building e escrever novos conteúdos sobre o tema são boas alternativas para gerar links para o conteúdo original e melhorar mais o tráfego dele, atraindo mais visitas através dos novos posts com link para o texto exclusivo quanto rankeando melhor no Google para as palavras-chave relativas ao assunto.

5. RE-OTIMIZE CONTEÚDOS QUE GERAM MAIS RETORNO COMERCIAL

Aqueles conteúdos que tendem a gerar mais cliques em anúncios, mais leads ou mais vendas são os candidatos imediatamente sucessores dos conteúdos inéditos. Como você já mede aquilo que dá retorno, saberá por onde começar.
Se entre 80 textos, existem 12 que geram 70% das visitas, é neles que a energia deve ser investida. Não há problema algum em acrescentar informações, editar subtítulos e complementar dados, além de atualizar dados estatísticos, quando for o caso. Se o texto é antigo e existem novos dados, porque não gerar um novo texto e linká-lo a partir do antigo, que já gera tráfego? É bem provável que o novo ocupe novas posições junto ao antigo nos rankings de busca e gere ainda mais retorno.

6. RETROSPECTIVAS

Fazer retrospectivas é um recurso simples e válido que ajuda a trazer de volta à vida aqueles conteúdos que perderam tráfego. “Os 10 melhores posts de 2011″, “Os 10 artigos mais lidos do mês”, “As 5 maiores polêmicas do blog” são listas que geram não só boas visitas, como links com âncoras excelentes para os textos originais, permitindo gerar novas visitas e reforçar os rankings de busca, sem manipular nem infringir diretrizes de qualidade.

7. ADICIONE PERSPECTIVAS DIFERENTES

Se um determinado texto recebeu muitas visitas defendendo um ponto de vista, que tal abrir oportunidade e convidar outro autor para defender um ponto de vista oposto?
Além de enriquecer a visão dos seus leitores sobre um tema, permite que pessoas com diferentes pontos de vista sejam alvos de Tweets, Comentários, Críticas, Sugestões e todo tipo de colaboração. Adivinha quem ganha o tráfego e leva toda essa audiência? O site que abriu a discussão. Mas para saber quando usar esta técnica, é preciso medir todas as fontes de tráfego e saber quando re-otimizar um tema, seja pelo interesse natural que ele atrai, seja pela polêmica, seja pelo hype.
Esta técnica pode ser usada tanto no formato de Guest Posts, quanto de entrevistas.

8. COMPARE-SE

A melhor dica de re-otimização é uma técnica de marketing chamada SWOT (sigla de Strengths,Weaknesses/LimitationsOpportunitiesand Threats), que consiste em comparar numa matriz 4 diferentes perspectivas: forças, fraquezas/limitações, oportunidades e amaeças.
Funciona basicamente assim:
  • Forças: quais são os pontos fortes do meu site? A marca, o domínio, os autores, os links, a audiência, a idade do site? Como posso explorar estes pontos e torná-los diferenciais do meu site?
  • Fraquezas / Limitações: quais são meus pontos fracos? Poucos autores, poucos posts, conteúdo fraco, links fracos, temas muito competitivo? Como posso compensar minhas fraquezas e neutralizar estes pontos, aumentando meu tráfego?
  • Oportunidades: quais parcerias posso formar para ganhar audiência, onde posso divulgar meus textos (listas de e-mail e de discussão, grupos no Facebook, portais, agregadores) e aumentar a audiência?
  • Ameaças: quais sites competem com meu conteúdo, quais são mais antigos e relevantes, quais estão crescendo, quem pode entrar neste mercado e me ameaçar? Como posso me preparar e como posso reagir a isso se e quando acontecer?
Estes grupos de perguntas são direcionadores de pensamento, questionamentos que são muitas vezes trabalhosos e difíceis de fazer, mas que podem abrir a mente para oportunidades ocultas. É difícil de ser feito, mas o resultado compensa muito!
Recomendo ainda que leia essas postagens do Paulo Faustino:
Abraços!

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