quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Independência financeira também através da leitura

Independência financeira também através da leitura

Olá, amigo leitor, tudo bem? Começo este post pedindo desculpas pelo “sumiço” do final/início de ano. Estou em um processo de mudança de endereço que tem causado normais e esperados transtornos. Infelizmente, o tempo e a concentração necessários para escrever andam um pouco escassos. A situação já está se normalizando e aqui estou eu para nosso compromisso com o conhecimento.

A reflexão desta semana está relacionada à leitura. Sempre que converso sobre dinheiro, planejamento financeiro e investimentos, faço questão de levantar uma pergunta inocente e aparentemente ingênua: “A quantas anda o seu hábito de leitura?”. A reação usual é de espanto, afinal, qual a relação entre leitura e dinheiro?

Quando feita com dedicação, atenção e cuidado, a leitura alimenta a importante sensação de liberdade. Os instantes em que você trabalha sua concentração e capacidade de interpretação, você também estimula a absorção de conhecimento e a geração de ideias.

O prazer da leitura, portanto, traz aprendizado, cultura e conteúdo suficientes para permitir que você forme opinião sobre temas diversos, o que agrega valor ao seu relacionamento pessoal, seu processo de tomada de decisões. Como consequência, seu bem estar e sua relação familiar serão positivamente afetados.

Bem estar e família são as bases de um planejamento financeiro inteligente e motivador, pois são as referências para as escolhas econômicas feitas ao longo da vida. Qualidade de vida passar por respeitar o seu patrimônio, mas também por aprender a multiplicá-lo e gerenciá-lo.

A leitura, que é um dos caminhos para se manter bem informado, também é útil para ampliar seu ciclo de contatos (networking) e para enxergar oportunidades profissionais e de negócios. A aproximação de pessoas através da leitura gera afinidades que vão muito além dos temas comuns de interesse; experiências, visões de mundo e exemplos pessoais passam a ser frequentemente trocados em grupos assim.

Melhores contatos poderão render melhores chances na profissão. Interesses comuns poderão render convites interessantes para novos negócios. Ideias e opiniões de certos autores poderão se transformar em ideias e oportunidades na sua vida. Seria ingenuidade demais de sua parte não perceber como tais fatores são importantes para uma vida financeira mais farta.

Se me permite recomendar algo mais, equilibre melhor o tempo entre a TV, o computador e a leitura. E faça questão de ler de tudo, de romances a biografias, de livros religiosos a obras de autoajuda. Duvido que você vá se arrepender. Duvido.

Bookmark and Share

Post to Twitter Tweet This Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui,por favor!
Desde já, obrigado em ajudar a construir uma rede de boas inspirações.